02Neste portal eletrónico poderão encontrar informação diversa sobre Portugal e a China, nas vertentes política, económica, consular e cultural. Portugal e a China celebraram em 2019  o 40.º aniversário do restabelecimento das relacões diplomáticas bilaterais e o 20.º aniversário da transição da administração de Macau para a soberania da República Popular da China.

 
As nossas relações, bem como o contacto entre os dois povos têm, contudo, uma história multisecular, que remonta ao século XVI, e da qual nos orgulhamos pois foi sempre uma relação pacífica, sem um único conflito militar, assente no interesse partilhado tendo em vista as vantagens mútuas que esta relação sempre trouxe às duas nações e aos dois povos. Foi uma relação feita por comerciantes, e por missionários, por diplomatas e por políticos, por cientistas e por académicos, pelo povo e pelas elites por portugueses e por chineses mas também por homens e mulheres de outras origens que contribuíram todos para este trabalho conjunto, pacífico e que merece ser evocado e conhecido. No entanto não nos basta olharmos para o passado, a melhor forma de honrar estes laços históricos entre Portugal e a China é que tomemos o exemplo de todos os que nos antecederam como gente de paz, de ciência, de cultura e de comércio para continuarmos a construir algo que nos una a todos, chineses e portugueses, deixando um legado reforçado às gerações vindouras tal como os nossos antepassados nos deixaram a nós.
 
Pretendo por isso que, ainda que modestamente e à sua própria dimensão, o trabalho desenvolvido por todos os serviços da Embaixada de Portugal sirva para continuar a fortalecer e estreitar as importantes relações já existentes entre Portugal e a China.
 
Os serviços da Embaixada de Portugal prestam também apoio a todos os Portugueses residentes na China ou Mongólia e aos que visitam estes dois países, bem como a todos aqueles que, vivendo cá, pretendam visitar Portugal. 
 
Espero por fim que este website seja uma ferramenta útil que permita agilizar a interacção entre todos com a Embaixada de Portugal.
 
José Augusto Duarte
Embaixador de Portugal em Pequim
 
 
  • Partilhe